PROJETO
Anualmente, chegam ao mar cerca de 10 milhões de toneladas de lixo, das quais aproximadamente 640 mil toneladas são artes e material de pesca perdido, rejeitado ou abandonado no oceano. Estas “redes fantasma” têm impactos negativos na fauna e habitats
O projeto “Nem tudo o que vem à rede é peixe” pretende quantificar os impactos das redes fantasma na costa Portuguesa e propor medidas mitigadoras envolvendo a substituição das redes clássicas por redes biodegradáveis.


É NECESSÁRIO CONHECER MELHOR
A DIMENSÃO DESTE PROBLEMA EM PORTUGAL
E PROPOR MEDIDAS
PARA A SUA MITIGAÇÃO.
Ação 1
Estimar o número de artes de pesca perdidas ou abandonadas através de inquéritos à comunidade piscatória e observação a bordo, nos principais portos nacionais, pertencentes aos vários métier, para avaliação da frequência de perda, quantidade perdida, tipo de arte mais suscetível à perda no mar e causas de retenção das artes nos fundos oceânicos.
Ação 2
Estimar o número de artes de pesca recolhidas passivamente pela atividade da pesca através de inquéritos à comunidade piscatória e observação a bordo, nos principais portos nacionais, pertencentes aos vários métier, para avaliar a frequência, a quantidade e o tipo de artes perdidas recolhidas pela pesca.
Ação 3
Pesquisar novos materiais biodegradáveis utilizáveis como matéria-prima para as artes de pesca, com uma eficiência piscatória equivalente às artes atuais, determinação do seu tempo de degradação sob diferentes salinidades da água do mar em ambiente real e estudos paralelos com protótipos laboratoriais.
Ação 4
Sensibilizar, formar e promover alterações no comportamento dos intervenientes ligados ao setor das pescas através da implementação de boas práticas que minimizem a perda de artes de pesca e melhorem a recolha voluntária das redes fantasma.
Ação 5
Compilar os outputs do projeto e preparar um relatório de aconselhamento político propondo um conjunto de medidas que visem a redução do lixo marinho com origem na perda/abandono de artes de pesca.
Ação 6
Disseminar as mensagens chave, atividades e resultados do projeto a uma audiência vasta além do sector da pesca, através da criação da imagem de marca do projeto, da participação em iniciativas públicas dirigidas à sociedade e da produção de folhetos, pósteres e outros materiais de divulgação.